Programa TJC realiza capacitação de professores no Recife

Assessoria de Imprensa da Amatra VI

A Amatra VI deu a largada para a implementação da edição 2015 do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) no Recife. Entre os dias 07 e 09/04, os magistrados realizaram as primeiras capacitações com professores da rede pública estadual de ensino, para que eles possam atuar como replicadores do projeto em sala de aula.


Os três dias de encontro na sede da entidade enfocaram a temática que dá nome a esta edição, Juventude e mobilização articuladas com Justiça e Educação, fortalecendo a Cidadania As reuniões fomentaram debates e discussões que refletem a aplicabilidade do tema no mundo atual, principalmente no contexto vivenciado pelos jovens, como primeiro emprego, protagonismo juvenil, engajamento político e compromisso da juventude com a educação.


Este ano, serão seis escolas inéditas participantes do programa: as EREMs Beberibe, Silva Jardim, Nóbrega, Professor Cândido Duarte e Professor Alfredo Freire, além da Escola Técnica Miguel Batista. Uma vez empoderados do conteúdo, após esse primeiro encontro, os professores vão começar a replicar os conteúdos em sala de aula, preparando atividades de paródia, teatro, jogral, desenho, entre outras, todas envolvidas na temática do TJC.


As apresentações acontecem a partir de maio e vão até o fim do ano, quando os magistrados visitam cada instituição para tira-dúvidas e conferir as atividades dos alunos. Esta é a 9ª edição do Trabalho, Justiça e Cidadania em Pernambuco, programa que é realizado anualmente pela Amatra VI, desde 2006. O programa leva conhecimento sobre cidadania e direito trabalhista a estudantes de escolas públicas do Estado, ajudando-os a incorporar direitos e deveres da vida em sociedade, o que permite a formação de cidadãos íntegros para o futuro.