TRT 4 (RS) realiza sessões externas de julgamento em universidades

Da Assessoria de Imprensa da Anamatra
Nos últimos anos, o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região tem realizado sessões externas de julgamento para estudantes do curso de Direito, nas sedes de universidades e faculdades do Rio Grande do Sul.

Com poucos processos em pauta, as sessões têm caráter didático: os magistrados explicam aos estudantes as situações fáticas dos processos e as razões dos seus votos, detalhadamente, para melhor compreensão do público. Os advogados também realizam de maneira didática suas sustentações orais.

Para o presidente da Anamatra e juiz do Trabalho na 4ª Região, a iniciativa pioneira da Justiça do Trabalho gaúcha é importante por aproximar o Poder Judiciário da sociedade. “Além disso, podemos despertar o interesse dos alunos para a carreira da Magistratura”, disse. Schmidt também lembrou que a Anamatra possui ação de proximidade do Judiciário com o cidadão, por meio do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).

No biênio 2012/2013, ocorreram seis sessões externas do TRT 4 em diversas instituições, entre elas a Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS), a Universidade Luterana do Brasil, a Universidade de Passo Fundo, a Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (em Gravataí) e a Federação de Estabelecimento de Ensino Superior em Novo Hamburgo.
Imprimir