Amatra VI realiza culminância do TJC no Recife

Da Assessoria de Imprensa da Amatra VI
O clima de alegria de compartilhar conhecimento e aprendizado foi predominante sobre o evento de culminância do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania do ano de 2013, realizado na última sexta-feira (22/11). Centenas de jovens, professores e magistrados fizeram parte da cerimônia, que exibiu as melhores apresentações culturais encenadas durante o ciclo 2013 do projeto e premiou as três melhores escolas.

O fechamento ocorreu no auditório da Justiça Federal de Pernambuco, no bairro do Jiquiá. Estudantes e educadores das sete escolas contempladas na turnê de tira-dúvidas realizada pelo TJC este ano reexibiram as melhores apresentações do ciclo. A plateia se emocionou e sorriu com a irreverência e criatividade dos jovens, que encenaram dramatizações e paródias, e produziram vídeos com temáticas abordadas nos encontros com magistrados, como assédio moral e lei das domésticas.

O empenho dos garotos se concretizou em três categorias de prêmio: paródia, jogo teatral e vídeo, obtidos, respectivamente, pelas escolas Embaixador Gilberto Amado, Dr. Fábio Correia e Santa Paula Frassinetti. “É sempre muito bom participar do TJC, é uma alegria ver a dedicação dos garotos, os talentos que surgem e os conteúdos sendo enfatizados por todos”, pontuou o presidente da Amatra VI, André Machado.

O TJC também foi bastante elogiado pelo presidente do TRT6, Ivanildo Andrade, que discursou sobre a importância dos temas trabalhistas na formação de jovens e adolescentes. “O contato da magistratura com instituições de ensino é fundamental para o futuro do Brasil, pois cria oportunidade de preparar os jovens para a realidade que os espera”, comentou.

No fim, mesmo com apenas três premiados, todos saíram vencedores, dos professores aos alunos. “É um projeto muito construtivo não só para os alunos, mas para os educadores. Eu mesma aprendi muita coisa”, disse a professora Tulíbia Silva, da escola Embaixador Gilberto Amado. Já para a jovem Pâmela Thais, estudante do 9º ano da mesma instituição, o TJC “uniu mais a escola, incentivou o aprendizado das matérias e fez toda a diferença para quando a for trabalhar”.