TJC tem ciclo de 2013 concluído com êxito

Da Assessoria de Imprensa da Amatra VI

Desde 2005, o programa Trabalho, Justiça e Cidadania cumpre seu papel de orientar estudantes sobre seus direitos e deveres dentro do mundo do trabalho. Completando oito anos de atuação em Pernambuco, o projeto atuou durante todo o ano de 2013 reiterando seu papel de tirar dúvidas e disseminar conhecimento sobre leis trabalhistas, ética no trabalho e preceitos de cidadania.


Ao todo, foram sete encontros realizados em diferentes instituições de ensino do Recife, o que totaliza quase seis mil estudantes envolvidos nas atividades do TJC e beneficiados com os conteúdos disseminados. Neste ciclo, o projeto visitou apenas escolas públicas. “Também fazemos visitas a escolas particulares, mas nas das redes estadual e municipal é que estão os estudantes com mais defasagem na educação e que precisam de mais orientação”, explica a coordenadora do programa, a juíza Carmen Richlin.


As duas últimas escolas visitadas foram as estaduais Governador Carlos de Lima Cavalcanti, em Casa Amarela, e Embaixador Gilberto Amado, no Hipódromo. Nos dois encontros, os alunos se engajaram fazendo perguntas aos magistrados sobre temas diversos, desde mais simples, como licença maternidade, décimo terceiro e férias, até outros mais complexos e delicados, como assédio moral e a lei das domésticas. Apresentações culturais de teatro e música sobre essas temáticas foram apresentadas pelos alunos a fim de ilustra os debates.


Uma vez concluído o ciclo, a próxima etapa será a culminância do TJC, que acontece na próxima sexta-feira, 22/11, no auditório do edifício da Justiça Federal, situado no bairro do Jiquiá, no Recife. No encontro, alunos das sete escolas participantes do ciclo 2013 participam de fechamento da ação, reprisando os principais assuntos tratados nos encontros, e ainda concorrem à premiação das melhores apresentações culturais do semestre.


E não para por aí. Terminada a culminância, chega a vez do encontro nacional do programa, onde os coordenadores se reúnem para discutir como foram as atividades e definir novas diretrizes para 2014. Este ano, a reunião acontecerá em Fortaleza, Ceará, nos dias 28 e 29 de novembro.

Imprimir