Pesquisa quer avaliar trabalho do juiz e sua qualidade de vida

Da Assessoria de Imprensa da Anamatra
Mapear as condições de trabalho, qualidade de vida e saúde dos magistrados do Trabalho no Brasil, contribuindo, deste modo, para identificar as dimensões da precarização do trabalho do juiz. Esse é o objetivo da pesquisa, realizada pela Rede de Estudos do Trabalho (RET) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) - Campus de Marília, sob a coordenação do Prof. Dr. Giovanni Alves, com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior (Capes). O pesquisador é doutor em ciências sociais, livre-docente em teoria sociológica, pesquisador do CNPq e coordenador da RET.

O coordenador explica que se trata de uma pesquisa científica independente que tem como objetivo contribuir para o aprimoramento da Justiça do Trabalho no Brasil por meio da valorização do trabalho dos operadores do Direito. “Ela se distingue de outras pesquisas realizadas com juízes do Trabalho que tratam do tema da saúde da magistratura trabalhista pela abordagem sociológica capaz de apreender a problemática da saúde e qualidade de vida do juiz do Trabalho numa perspectiva ampla”, explica.

Segundo o pesquisador, a iniciativa trata não apenas da morfologia tecnológico-organizacional do trabalho do juiz, mas também de aspectos do metabolismo social do labor do magistrado trabalhista, buscando apreender dimensões do modo de vida e do metabolismo social do trabalho do magistrado, principalmente no equacionamento da relação tempo de trabalho e tempo de vida.

Para o diretor de Formação e Cultura da Anamatra, André Cavalcanti, a iniciativa é de extrema importância, tendo em vista a realização do 17º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat) e do 4º Encontro Nacional de Magistrados do Trabalho Aposentados no período de 29 de abril a 2 de maio de 2014 em Gramado (RS). A temática do evento será “Judiciário e Sociedade: um diálogo necessário” e a programação abordará aspectos político-institucionais do Poder Judiciário brasileiro.

“Ganha relevo, portanto, nesse momento, a identificação do perfil do juiz do Trabalho e, para tanto, a Anamatra deliberou apoiar a pesquisa, pela qual o pesquisador pretende identificar diversas características do magistrado do Trabalho e do seu ofício, sua condições de trabalho, de vida, de saúde, etc”, ressalta. O magistrado lembra que, por ocasião do Conamat, serão lançados um vídeo documentário e um livro, intitulados “O trabalho do Juiz”, sendo fundamental, a participação no preenchimento do questionário idealizado pelo pesquisador.

Clique aqui pra participar.