TST define lista tríplice para vaga de ministro

Do site Migalhas
O TST definiu na última terça-feira, 22, os nomes dos desembargadores que compõem lista tríplice para preenchimento de vaga de ministro da Corte, destinada à magistratura do trabalho de carreira. Foram escolhidos os desembargadores Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro, do TRT da 21ª região, com 17 votos; Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, da 1ª região, com 16 votos; e Douglas Alencar Rodrigues, da 10ª região, com 18 votos.

A lista agora será encaminhada pelo presidente do TST, ministro Carlos Alberto Reis de Paula, à presidenta da República, Dilma Rousseff, que selecionará um dos nomes para ocupar a vaga decorrente da aposentadoria do ministro Pedro Paulo Teixeira Manus. O escolhido será sabatinado na CCJ do Senado e, posteriormente, pelo plenário da casa. Aprovado por maioria absoluta, será nomeado pela presidente ministro do TST.

Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha - Formado em Direito pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro, em 1987, é doutor em Direito e especialista em negociação coletiva e Direito Sindical pela Universidade Complutense de Madri. Juiz do Trabalho desde 2005, integra o Órgão Especial do TRT da 1ª região, atuando também na 1ªturma do Tribunal. É professor de Direito do Trabalho e Processo.

Douglas Alencar Rodrigues - Foi técnico judiciário do TRT da 10ª região de 1983 a 1990. Aprovado em concurso público, foi juiz do trabalho substituto do TRT da 15ª região de 1990 a 1992 e do TRT da 10ª região de 1992 a 1994, passando depois a juiz titular. Como desembargador, a partir de 2003, foi convocado para atuar no TST em 2009. Formado pela Universidade de Brasília, em 1989, é mestre em Direito pela PUC/SP. Conselheiro do CNJ (2005/2007), é professor de graduação e pós-graduação em Direito Material e Processual do Trabalho.

Maria do Perpétuo Socorro Wanderley de Castro - A desembargadora do TRT da 21ª nasceu em Assu/RN. Aprovada em concurso público para juiz do trabalho substituto, tomou posse em 1987, sendo, em 1992, nomeada juíza titular. Entre 2002 e 2003, atuou no TST como juíza convocada. Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da UFRN, a desembargadora é também mestre em Direito, Processo e Cidadania.