Escola Tomé Gibson recebe TJC

Assessoria de Imprensa Amatra VI
Jovens estudantes da Escola Estadual Tomé Gibson, no bairro da Guabiraba, zona Norte do Recife, dedicaram a tarde desta terça-feira (20.08) a discussões sobre os direitos trabalhistas, como parte do projeto Trabalho Justiça e Cidadania (TJC).  A nova legislação das empregadas domésticas, a regulamentação da prática do menor aprendiz e o trabalho escravo foram os assuntos principais dos debates.

Entusiasmada com os novos conhecimentos e a proximidade com juízes do trabalho, Helen Andryne Martins, da 7ª Série, falou de suas descobertas com o TJC, em especial “artimanhas usadas por empresários para encobrir o trabalho escravo”. Segundo ela, “muita gente imagina que só existe isso se houve a prisão do trabalhador, mas o trabalho escravo acontece de outras formas e é preciso conhecer para se prevenir”, afirmou.

Esta foi a segunda ação do TJC em escolas estaduais este ano. Para a coordenadora do TJC, a juíza Carmen Richlin, o engajamento dos estudantes, elaborando apresentações artísticas e culturais com abordagem trabalhista, demonstra a importância do trabalho, que já beneficiou mais de 20 mil alunos em Pernambuco.

Já para a estudante Ana Cláudia Silva Santana, da 8ª série, e que participou da apresentação sobre a importância da carteira de trabalho, a presença dos magistrados na escola, dando orientações sobre deveres e direitos do trabalhador, ajuda na conscientização dos jovens que vão entrar no mercado.

Também participaram da visita, o presidente da Amatra VI, André Machado, a juíza Lígia Valois, o magistrado estadual Abner Apolinário, o advogado Jorge Dantas e a gerente regional de Educação/Recife-Norte, Waldilma Santana, além dos gestores, professores e coordenadores da escola.