TJC é retomado no Recife com palestra a jovens estudantes

Assessoria de Imprensa da Amatra VI
Jovens estudantes da Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (Etepam), na Encruzilhada, conversaram sobre suas dúvidas a respeito dos direitos e deveres trabalhistas na retomada do Programa Trabalho Justiça e Cidadania. A iniciativa, da Amatra VI, reuniu alunos, professores e magistrados na tarde desta terça-feira (06.08) no auditório da escola.

Foram realizadas apresentações culturais como peças de teatro, paródia e interpretação dramática – todas focadas na temática trabalhista e pautadas pelo conteúdo de uma cartilha lançada pela Anamatra sobre o trabalho seguro e saudável, e que vem sendo utilizada como elemento pedagógico em sala de aula.

Depois das apresentações que entusiasmaram os mais de 400 alunos, houve o momento de tira-dúvidas entre os alunos e juízes. Entre os temas de maior destaque, licença maternidade, demissão, direito de greve e do menor aprendiz. De acordo com o presidente da Amatra 6, André Machado, o sucesso do evento se deveu ao envolvimento dos alunos e de toda a escola.
 
Os estudantes também conferiram um vídeo da culminância do TJC 2012, mostrando os resultados obtidos no ciclo anterior. “Nosso objetivo maior é aproximar a Justiça do povo, disseminando conhecimento por onde quer que passemos”, comenta Carmen Richlin, coordenadora do programa. Também participaram do evento, os magistrados Abner Apolinário, Lígia Valois e Cleide Cruz.

Até o final do ano, os juízes do trabalho vão visitar sete escolas públicas do Estado. Na fase inicial, foi trabalhada a formação dos professores e, em dezembro, estão previstas premiações aos estudantes e equipes que se destacaram no programa.