XXII Encontro Regional avalia pluralidade do direito

Assessoria de Imprensa Amatra VI

Magistrados do trabalho de Pernambuco participam até sábado (15.03), do XXII Encontro Regional da Amatra 6, que acontece em Porto de Galinhas, litoral sul do Estado, para avaliar temas como a democratização do Judiciário, a precarização das condições de trabalho e direitos humanos. O evento foi aberto na noite desta quarta-feira (13.03), com a presença de autoridades do setor, e conferência do juiz Hugo Melo.


O evento traz inovações, como a exibição de filmes que permitem a reflexão sobre o tema principal do evento – A riqueza do mundo jurídico: o direito a partir de múltiplos olhares – e dois painéis que também trarão novas abordagens sobre assuntos de interesse da magistratura. Nosso encontro é um caleidoscópio do mundo jurídico, para que possamos ampliar nossa visão de mundo, essencial à atividade jurisdicional, afirmou o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra 6), André Machado.


Durante a solenidade de abertura, o presidente do Tribunal Regional do Trabalho (TRT6), Ivanildo Andrade, reforçou a importância de evento para a construção de um Judiciário mais forte, e fez um balanço das principais ações que vem realizando á frente da instituição. O procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Fábio Farias, afirmou que o encontro contribui para reflexão sobre o papel do juiz do trabalho, que briga e luta pela afirmação do direito.


Nesta quinta-feira, a programação terá a projeção do filme O homem que virou suco e painel enfocando a precarização do mundo do trabalho, com Giovanni Alves (Sociólogo do trabalho da UNESP e da UNICAMP), José Menelau Neto (Sociólogo e Economista da Universidade Federal do Ceará) e Débora Farias Tito (Procuradora do Trabalho).


Na sexta, terceiro dia do evento, os debates serão sobre a ditadura militar e o trabalho da Comissão da Verdade, com o pastor anglicano, professor de Direitos Humanos e Membro da comissão Manoel Moraes e o juiz do trabalho Theodomiro Romeiro. Para o encerramento do encontro, no sábado, o juiz Humberto Vasconcelos, que falará sobre O trabalho infantil: difícil universo da criança e do adolescente.