TJC em Pernambuco encerra trabalhos do ano com renovação de convênio e ampliação para 2013

Assessoria de Imprensa da Amatra VI
A emoção e alegria de mais uma culminância do Programa  Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) , da Anamatra, que em Pernambuco é executado pela Amatra 6 (PE), pode ser resumida com a palavra satisfação. Os juízes do Trabalho, professores e, principalmente, os estudantes presentes na última sexta-feira (23) ao auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), na área central do Recife, não escondiam a animação pelo fim de mais uma jornada. 

O ápice do encontro foi a renovação por mais um biênio (2013-2014) do convênio estabelecido pela Amatra 6 (PE) com a Secretaria de Educação do Governo de Pernambuco. O secretário de educação, Anderson Gomes, que assistiu todas as apresentações, elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido nas escolas públicas estaduais. “Este é um pequeno exemplo de uma educação que vai além da sala de aula, que segue com os estudantes. O Governo do Estado reconhece esse trabalho e renova o convênio, para que o projeto continue, independente de qual gestão estiver em vigência”, afirmou.

Para o presidente da Amatra 6, André Machado, o TJC cumpriu por mais um ano seu papel de contribuir com a formação não só escolar, mas cidadã dos alunos que foram assistidos pelo projeto. “Não podemos deixar de lado nossa capacidade de ação, a importância do poder público nesse papel de educador”, disse o presidente.
Em Pernambuco, o TJC já atendeu mais de 100 escolas da Rede Pública Estadual de Ensino de Pernambuco, levando noções de ética e cidadania para mais de 30 mil alunos. Neste ano, foram seis escolas visitadas pelos juízes do trabalho. Essas unidades escolares participaram da culminância com apresentações teatrais, de vídeos e produção de história em quadrinhos. Todos os participantes receberam placas de agradecimento e os vencedores ganharam vale-brindes de livrarias.

Como resultado do avanço das atividades do Projeto TJC em Pernambuco, a Secretaria de Educação de Pernambuco anunciou, além da renovação do convênio da Amatra 6 por mais um biênio, a ampliação do programa já para o ano que vem. O objetivo é que ele seja estendido, atendendo não só a Região Metropolitana do Recife (RMR), como todo o estado.