Projeto TJC realiza culminância nesta sexta

Assessoria de Imprensa da Amatra VI
Alunos de seis escolas públicas do estado apresentam os resultados do projeto Trabalho Justiça e Cidadania (TJC), que leva juízes do trabalho para dentro das salas de aula. O projeto é realizado pela Associação dos Magistrados do Trabalho da Sexta Região (Pernambuco), a Amatra 6. Na tarde desta sexta-feira (23), acontece a tradicional culminância do TJC, com a participação de alunos das escolas que receberam a visita dos magistrados durante este ano. As apresentações acontecem no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (Fiepe), em Santo Amaro.

O projeto TJC leva para as salas de aula noções de Direito, Ética, Trabalho e Cidadania. Os jovens interagem com os magistrados do trabalho, tiram dúvidas e aprendem questões básicas sobre a legislação brasileira e o sistema judiciário. Durante este ano, seis escolas públicas participaram do processo, unindo jovens de instituições de ensino localizadas nos bairros da Boa Vista, Casa Amarela, Hipódromo, Chão de Estrelas e a comunidade de Bola na Rede.
De acordo com a coordenadora do TJC no Estado, a juíza Carmen Richlin, a culminância é uma das mais importantes partes do projeto, já que mostra a consolidação de todo o trabalho feito pelos magistrados e o alcance da troca de ideias com os estudantes: “O Programa TJC é uma forma de aproximar o Poder Judiciário com a sociedade. É muito gratificante verificar a evolução dos alunos”, afirma. O secretário estadual de educação, Anderson Gomes, também vai  participar do evento.

Neste ano, o encerramento do programa vai reunir os alunos de todas as escolas atendidas para mostrar o resultado simbólico das ações. Os jovens vão realizar apresentações de teatro, além de vídeos. Os melhores trabalhos são premiados com vale-brindes da Livraria Cultura. Serão 12 trabalhos premiados, agraciando alunos e professores envolvidos. Todas as escolas participantes vão receber uma placa de homenagem da Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), que coordena o projeto em todo o país. 

O projeto - A cada ano, em média, seis a sete instituições de ensino da Região Metropolitana do Recife (RMR) são atendidas pelo TJC. Primeiro, gestores e educadores das escolas passam por capacitação com os juízes trabalhistas, onde recebem orientação sobre Teoria Geral do Direito, Direito do Trabalho, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Constitucional, Cidadania e Direito do Consumidor. Depois de concluído o curso, todo conteúdo adquirido pelos docentes é repassado aos alunos em sala de aula, ao longo do ano letivo. Os juízes trabalhistas vão aos colégios atendidos para um grande tira-dúvidas com os estudantes. Na ocasião, os jovens costumam recepcionar os juízes com apresentações culturais voltadas à temática do projeto.

Conheça as escolas atendidas pelo TJC em 2012: 
1. Escola Oliveira Lima
Rua Barão de São Borja, 347- Boa Vista
2. Escola Clotilde de Oliveira
Avenida Norte, 6.760 – Casa Amarela

3. Escola Clovis Beviláqua
Praça Tertuliano Feitosa, 111 – Hipódromo

4. Escola Matias de Albuquerque
Rua Fernando de Souza Caeté, S/N – Casa Amarela

5. Escola Nossa Senhora de Fátima
Avenida Padre Mosca de Carvalho, S/N – Bola na Rede
6. Escola São Judas Tadeu
Rua Marcílio Dias, 598 -Chão de Estrelas