Site do TRT6
Com o objetivo de tornar mais operacionais e efetivos os cuidados relativos às instalações físicas das Varas Trabalhistas do interior, o TRT-PE, através da Coordenação de Engenharia e Manutenção (Cema), assina contrato com empresas especializadas para realização de serviços de operação, manutenção dos sistemas, dos equipamentos e das instalações, inclusive fornecimento de materiais de reposição.
Além de um plano de manutenção, apresentado após assinatura do contrato, o contratante tem por obrigação enviar relatório mensal de manutenção e, entre outras exigências mais, deve comprovar, mensalmente, que os trabalhadores, executantes dos serviços relativos ao contrato, participaram de capacitação - carga horária de 2 horas mensais, no mínimo – em saúde e segurança do trabalho com ênfase em prevenção de acidentes.
Por conta da expansão do Regional, a manutenção dos prédios somente com equipe de servidores do TRT tornou-se inviável e foi necessário, ainda, estabelecer uma divisão por polos, para melhor administração dos contratos. Um dos contratados cuidará dos polos 2, 3 e 4, que abrangem Sertânia, Pesqueira, Garanhuns, Belo Jardim, Caruaru, Catende, Palmares, Barreiros, Ribeirão, Carpina, Limoeiro, Surubim, Nazaré da Mata, Goiana e Timbaúba, enquanto o outro ficará com os polos 5, 6 e 7, os quais se reportam a Floresta, Serra Talhada, Salgueiro, Araripina e Petrolina.
Os dois contratos, recém-assinados, cujo gestor é o diretor da Cema, Benuval Figueira Costa Filho, tem validade de 12 meses.
Quanto ao polo 1 – que abrange Recife, Olinda, Paulista, Igarassu, São Lourenço, Vitória, Jaboatão, Cabo, Ipojuca, Escada – a contratação de empresas especializadas já acontecia, antes mesmo de o TRT adotar tal providência em relação às Varas Trabalhistas do interior do Estado. Atualmente há um contrato em vigor e encontra-se em processo de licitação nova contratação para o referido polo.