Três mil trabalhadores participam de ato pelo Trabalho Seguro

Ascom TRT6
Na manhã desta quarta-feira (19/09),  cerca de três mil operários da obra da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata (PE), participaram do Ato Pelo Trabalho Seguro.

O presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, declarou na abertura do evento que o ato era um esforço e uma contribuição para mostrar que a Justiça do Trabalho valoriza muito a saúde e a vida de todos os trabalhadores ali presentes. Por vocês e para vocês organizamos o ato pelo trabalho seguro e decente, neste canteiro de obras, completou.

Destacou ainda o ministro Dalazen que da mesma maneira que a Arena Pernambuco apresentará conceitos inovadores como aproveitamento da energia solar, coleta seletiva e tratamento próprio de sistema de esgoto, em louvável atitude para manutenção do equilíbrio ecológico, é necessário dedicar atenção especial para manutenção de um ambiente de trabalho saudável e seguro. Indispensável e urgente a colaboração de todos para fazer efetivos os procedimentos de prevenção, destacou o ministro.

Um paralelo entre o mundo esportivo e o mundo do trabalho recurso usado pelo ministro. Um dos grandes adversários no futebol é a confiança exagerada, o que com muita frequência leva a derrotas inesperadas.  Também na construção civil a confiança em excesso pode levar à não observância dos cuidados com a segurança, provocando acidentes. Copa das Confederações, Copa do Mundo, tudo é importante, mas vencer o campeonato pela vida vem antes de tudo, finalizou.

Segurança

O vice-governador de Pernambuco, João Lyra, representando o governador Eduardo Campos, entregou ao ministro Dalazen cópia de ato do Governo de Pernambuco que obriga as empresas vencedoras de licitação pública no estado a realizarem curso de prevenção de acidente para os seus empregados.

A mensagem para garantia de um ambiente de trabalho que garanta a saúde do trabalhador foi reforçada com a presença do atleta Ricardo Rocha, capitão da seleção brasileira de 1994. Tenho certeza que vocês serão os Neymar da segurança, afirmou aos trabalhadores. Também estiveram no ato atletas dos clubes pernambucanos, o goleiro Magrão (Sport), Renatinho (Santa Cruz), Marlon e Kuki (Náutico).

O tom de descontração do evento foi garantido pelo show do cantor e compositor pernambucano Maciel Melo e da Orquestra Criança Cidadã-Meninos do Coque.

Elivaldo Paulino dos Santos foi o operário escolhido para simbolicamente receber a cartilha educativa sobre segurança, que posteriormente foi distribuída a todos os trabalhadores que participaram de sorteio de diversos brindes, dentre eles camisas da seleção brasileira e de clubes do Recife.

Wilson Batista de Oliveira falou em nome do Sintepav-PE e Margareth Liz Rubem em nome Sinicon. Compareceram ao evento a presidente da Amatra VI, Luciana Conforti, o presidente do TRT6, desembargador André Genn, as gestoras regionais do Programa Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho, desembargadoras Valéria Gondim e Dinah Figueiredo, o presidente do Consórcio da Arena Pernambuco, Marcos Lessa.