TST comanda ato público nas obras da Arena

Site do TST
Começou há pouco o Ato Público pelo Trabalho Seguro na Arena Pernambuco, em Recife (PE), junto aos trabalhadores que atuam na obra do estádio. O ato faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, coordenado pelo Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho, em parceria com diversas instituições.

Daqui a pouco, o presidente do TST e do CSJT, ministro João Oreste Dalazen, fala sobre a importância do uso de equipamentos de segurança, e faz um apelo aos trabalhadores para que sejam atenciosos durante as atividades diárias. O objetivo é conscientizá-los sobre os riscos das atividades na construção civil, e assim tentar evitar os acidentes que diariamente ferem ou matam milhares de trabalhadores no Brasil.

Diversas autoridades estão presentes, dentre elas o vice-governador de Pernambuco, João Lyra, e o campeão mundial de futebol Ricardo Rocha, além de desembargadores e juízes da Justiça do Trabalho da 6ª Região (PE) e advogados. Os operários assistirão a um vídeo educativo e participarão de sorteio de brindes.

Arena Pernambuco

Localizada em São Lourenço da Mata, a 19 km do Recife, a nova arena vai custar R$ 500,2 milhões, segundo informações do Portal 2014. Diversos empreendimentos estão sendo concebidos para a região do entorno da obra. A arena terá 46 mil lugares e estacionamento para seis mil carros.  A estrutura do estádio já está 70% executada, e 62% da construção da arquibancada foram finalizados.

Programa Trabalho Seguro

O ato público criado pelo Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior do Trabalho pretende alertar os trabalhadores sobre os riscos das atividades diárias, com o objetivo de estimular a prevenção de acidentes e reduzir o alto número de casos no Brasil. A construção civil é a recordista no número de mortes em acidentes. A cada 100 vítimas no trabalho, pelo menos seis são pedreiros, serventes ou outros trabalhadores de canteiros de obras. Os profissionais que mais se acidentam são os operadores de robôs e condutores de equipamento de cargas, que representam 10% do total.

Atos públicos pelo Trabalho Seguro já foram realizados em Salvador, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Natal, Cuiabá, Rio de Janeiro e Fortaleza e, no próximo dia 24, acontecerá em Porto Alegre.

Na última semana, a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 6ª Região (Amatra6 - PE) transmitiu aos operários informações sobre prevenção de acidentes de trabalho. As palestras no canteiro de obras ocorreram dentro do programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).