Amatra VI comanda ação educativa sobre acidentes de trabalho na Arena Pernambuco

Assessoria de Imprensa da Amatra VI
Nesta segunda-feira (03), os mais de três mil trabalhadores da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, serão alvo de uma ação educativa voltada à prevenção dos acidentes de trabalho na construção civil. Capitaneada pela Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Sexta Região (Amatra VI), a iniciativa quer chamar atenção e sensibilizar a categoria para o alto número de casos registrados pelo setor anualmente no País. Segundo o último levantamento realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), cerca de 55 mil trabalhadores se acidentaram nos canteiros de obras brasileiros, apenas em 2010. O alerta aos funcionários da Arena – escolhida por se tratar de uma obra de alta complexidade e, também, congregar um grande número de operários - acontece a partir da 7h.

“A Arena é uma obra complexa, que reúne milhares de operários, precisa atender exigências internacionais de qualidade e conta com um prazo exíguo. Por isso, escolhemos o empreendimento para realiza a ação. Queremos que esses operários possam atuar como multiplicadores das informações que serão repassadas. Assim, conseguiremos sensibilizar um número ainda maior de trabalhadores”, afirmou a presidente da Amatra VI, juíza Luciana Conforti.

Ao chegarem ao canteiro de obras, os trabalhadores serão recepcionados com uma palestra, em que serão expostos dados relativos aos números de acidentes no setor e chamada a atenção para a importância de se adotar medidas preventivas, como o uso dos chamados Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). À convite da Amatra VI, alunos de uma escola da rede pública também farão uma apresentação teatral para os trabalhadores, ligada à temática da palestra. Os responsáveis pela área de segurança no trabalho da Arena também participarão do evento. 

A ação na Arena Pernambuco é um ato prévio ao lançamento, aqui no Estado, do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que acontece no dia 19 de setembro. A iniciativa é do Tribunal Superior do Trabalho, em parceria com o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Recentemente, Amatras de todo o País, entre elas a Amatra VI, firmaram acordo com o TST no sentido de conjugar esforços para a implementação de programas e ações voltados à prevenção de acidentes de trabalho e ao fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho.

Além da Amatra VI, representantes do Ministério Público do Trabalho de Pernambuco (MPT/PE) e da Associação dos Advogados Trabalhistas de Pernambuco (AATP) também estarão presentes no evento em São Lourenço da Mata.