Trabalho infantil ganha atenção dos estudantes em nova visita do Programa TJC

Site do TRT6
Quarta escola a receber este ano a visita do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), a Matias de Albuquerque apresentou os magistrados com uma montagem sobre crianças que desempenham atividades profissionais e à noite alimentam seu lado infantil, evitando a perda do seu lado infantil. O evento aconteceu na tarde desta terça (07), na sede do colégio, em Casa Amarela, e foi uma oportunidade não só para os juízes entrarem em contato com a percepção que os alunos têm sobre a realidade, como também para ouvirem e responderem perguntas sobre questões ligadas ao direito.

Além da Matias de Albuquerque, este ano já foram visitadas as escolas Oliveira Lima, na Boa Vista; Clotilde de Oliveira, em Casa Amarela; e Clóvis Beviláquia, no Hipódromo. Nos próximos dias 18 de agosto e 28 de setembro, os juízes ainda passam pela Nossa Senhora de Fátima, em Bola na Rede, e São Judas Tadeu, em Chão de Estrelas, fechando o calendário de visitas do programa em 2012.

Para a juíza coordenadora da iniciativa, Carmen Richlin, os encontros com os estudantes são fundamentais para aproximar dos jovens cidadãos a figura do juiz, quebrando a ideia de “encastelamento” que muitas vezes existe no imaginário em relação aos magistrados. “Os alunos se preparam bastante para receber os juízes. Desenvolvem trabalhos culturais em cima de temas ligados aos projetos, como a questão do trabalho infantil, e apresentam diretamente para os juízes. Além disso, aproveitam para tirar todas as dúvidas sobre o conteúdo trabalhado em sala de aula ao longo do ano. É uma experiência sempre muito enriquecedora, tanto para os juízes, quanto para os estudantes”, afirma Richlin. Além dela, também visitaram a escola Matias de Albuquerque o desembargador do Tribunal Regional Federal da Quinta Região (TRF5) Manoel Erhardt, a magistrada do TRT6 Lígia Valois, o advogado Hugo Victor, o juiz Abner Apolinário, entre outros presentes.

O Trabalho, Justiça e Cidadania é um programa da Anamatra, tem a coordenação local da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da Sexta Região (Amatra6) e apoio do Regional pernambucano.