Anamatra e OAB avaliam necessidade de expansão da estrutura da Justiça do Trabalho

Site da Anamatra
Os presidentes da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna, e do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, reuniram-se na última terça-feira (17/7), para avaliar a possibilidade de atuação conjunta  das  duas entidades para a ampliação da estrutura da Justiça do Trabalho com a criação de Varas e cargos em tribunais.

Para Sant’Anna, a estrutura da Justiça do Trabalho, em que pese ser o ramo da Justiça mais célere, carece de avanços. “A celeridade e a efetividade da prestação jurisdicional são anseios não só da sociedade, mas dos próprios juízes do Trabalho”, disse. Para o magistrado, isso só será plenamente conquistado com número adequado de Varas, juízes e servidores. 

Na reunião, Ophir Cavalcante afirmou que é um contrassenso que a sociedade permaneça aguardando esperando a instalação de Varas cuja criação já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça, mas que não saem do papel. Outro tema apresentado por Ophir a Sant’Anna foram os problemas enfrentados pela advocacia em relação ao processo eletrônico. “Estamos investindo na certificação e na inclusão digital dos advogados, mas temos sofrido com serviços de telecomunicações ruins e, principalmente, com a diversidade de sistemas adotado pelos tribunais”.