Novos ministros do TST tomam posse

Site do TST
Os magistrados Hugo Carlos Scheuermann e Alexandre de Souza Agra Belmonte são os mais novos ministros do Tribunal Superior do Trabalho. Eles acabaram de tomar posse administrativa, às 16h, no TST, e já entram no exercício de suas funções. O ato de nomeação, assinado pela presidenta da República, Dilma Rousseff, foi publicado hoje (16) no Diário Oficial da União.

Além de familiares dos novos ministros e servidores do TST, estavam presentes ao evento diversos ministros do Tribunal. O ministro Hugo Carlos Scheuermann assume a vaga anteriormente ocupada pela ministra Rosa Maria Weber, hoje no Supremo Tribunal Federal, e que compareceu à solenidade.  O ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte, por sua vez, ocupa a vaga  que foi do ministro Milton de Moura França, aposentado em março.

Após a posse, o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, além de congratular os novos colegas e suas famílias, parabenizou também os Tribunais Regionais do Trabalho da 4ª (RS) e 1ª (RJ) Regiões, de onde vieram, respectivamente,  os ministros Scheuermann e Belmonte.  Segundo o ministro Dalazen, a escolha desses nomes foi uma forma de prestigiar o  trabalho realizado por esses Tribunais Regionais e de reconhecer o talento e a dedicação dos dois desembargadores, que serão empossados, em  sessão solene, em 22 de agosto, às 17h. O presidente do TST ressaltou ainda que grandes e largos desafios aguardam os dois ministros.

Hugo Carlos Scheuermann

O ministro Hugo Carlos Scheuermann era desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) desde 2003. Professor na FEMARGS - Fundação Escola Magistratura do Trabalho/RS, na Escola Judicial e em cursos de pós-graduação, ele tem 23 anos de carreira na magistratura trabalhista. Natural de Três Passos (RS), ingressou no TRT/RS como auxiliar judiciário em 1983, passando posteriormente a juiz do Trabalho, sempre por concurso público.

Alexandre de Souza Agra Belmonte

O ministro Alexandre de Souza Agra Belmonte era, desde 2004, desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (RJ), sendo também professor de mestrado da Universidade Presidente Antônio Carlos e autor de diversos livros e artigos jurídicos. Natural do Rio de Janeiro, atuou como advogado cível e trabalhista de 1981 a 1993, quando passou no concurso para juiz do Trabalho.

(Lourdes Tavares)