Anamatra participa de ato pelo trabalho seguro no canteiro de obras do estádio Mané Garrincha em Brasília

Site da Anamatra
O presidente da Anamatra, Renato Henry Sant’Anna, acompanhado do vice-presidente da entidade, Paulo Schmidt, e membros da diretoria, participaram de ato público pela segurança no trabalho no canteiro de obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (4/7) e foi realizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST). Cerca de dois mil operários participaram da cerimônia.

O ato, que já foi feito em outros estádios em construção para a Copa do Mundo 2014, faz parte do Programa Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – Trabalho Seguro, que conta com a Anamatra como apoiadora. A entidade assinou protocolo de cooperação técnica com o TST para a realização do programa em setembro de 2011. Recentemente, em maio deste ano, as 24 Amatras também aderiram ao protocolo.

Em seu discurso no estádio de Brasília, o presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, destacou a triste realidade dos acidentes de trabalho, que mataram 2796 trabalhadores em 2011 no Brasil. “O número de mortes vem aumentando seguidamente nos últimos três anos. É praticamente um atentado do 11 de setembro a cada ano, sem falar no trágico exército de inválidos que formamos”, lamentou o magistrado. 

Dalazen aconselhou os operários a sempre verificarem os equipamentos de segurança e a testarem os instrumentos de trabalho antes de começar o serviço, para evitar acidentes. Além disso, ressaltou que acima do sucesso que a Copa 2014 deva ter está a saúde daqueles que estão trabalhando para realiza-la. “Vamos fazer este golaço! Vamos vencer esta competição que vem antes da Copa, que é a competição pela vida”, conclamou o presidente do TST.

Participaram da cerimônia os diretores da Anamatra de Comunicação, Cléa Couto, de Informática, Valter Pugliesi, além dos membros do Conselho Fiscal Leonardo Ely, Viviane Maria Leite de Faria e Luciana Conforti. Autoridades do governo local e Federal, representantes de sindicatos e atletas também compareceram ao ato, a exemplo do campeão mundial de futebol e deputado federal Romário.

TJC
A Anamatra também tem parceria com o TST para levar o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) aos operários, com objetivo de repassar noções de Direito do Trabalho e também a prevenção de acidentes. Exemplo disso foram as ações realizadas nos canteiros de obras de estádios da Bahia e do Rio Grande do Norte.