Programa TJC chega a escola em Casa Amarela

Site do TRT6
A edição 2012 do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania teve continuidade nesta terça-feira (29 de maio) com a visita à Escola Estadual Clotilde de Oliveira, da coordenadora, juíza Carmem Richilin, titular da 2ª Vara Trabalhista do Cabo de Santo Agostinho, e de representantes de entidades que dão respaldo ao projeto. Criado pela Anamatra, o programa foi pioneiramente implantado em Pernambuco pela Amatra VI, em conjunto com a secretaria de Educação do Estado. O objetivo é divulgar as regras que regem as relações de trabalho e transmitir noções de ética e cidadania.

O evento teve início com a exposição dos direitos dos trabalhadores, feita pela aluna Taís Cristina Silva de Lima. Em seguida um grupo de estudantes entoou o “rap” dos trabalhadores. O próximo passo da programação foi a apresentação de uma peça de teatro que tinha como personagens principais duas empregadas domésticas. Uma delas enfrentava o problema de lutar contra a intransigência do patrão que se recusava a reconhecer seus direitos trabalhistas. Convencida pela amiga, ela vai ao Sindicato dos Trabalhadores e toma conhecimento de que a entidade enviará uma intimação ao seu patrão para obrigá-lo a cumprir a lei.

Prosseguindo, um dos alunos falou sobre a história das conquistas trabalhistas, detendo-se nos avanços ocorridos durante o Governo Vargas. A participação dos estudantes foi encerrada com um poema de autoria de Taís Cristina Silva de Lima denominado “Depoimento de um trabalhador”.

Em seguida a juíza Carmem Richilin explicou que uma das metas perseguidas pelo programa é aproximar o Judiciário da sociedade. Ressaltou que a decisão de levar o programa até as escolas prende-se ao fato de que crianças e adolescentes são os cidadãos de amanhã. “Por isso, lançamos esta semente nas escolas. O que desejamos é formar cidadãos plenos, conscientes de seus direitos e deveres”, afirmou a magistrada. O evento foi encerrado com perguntas dos alunos que tentaram esclarecer suas dúvidas relativas aos temas em questão.
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